sábado, 31 de maio de 2014

Pensamento retrô!

Meus avós estão tentando se modernizar e eu estou tentando voltar para os anos dos meus avós. Como eles mesmos me falam: Ju, você nasceu na época errada! Se isso é verdade ou não, sei lá. Gostaria sim de ter nascido nos anos 50, ou 60, ou 70, ou 80... A verdade é que: nunca estaria realmente satisfeita. Provavelmente se eu tivesse nascido nos anos 80, ia querer ter nascido nos anos 40 e por aí vai... 

Gosto dos tempos de hoje. Temos muitas coisas incríveis! Coisas que surpreendem os mais velhos pelo simples fato de que na época deles eles nunca imaginariam tal coisa! Tipo todos os benefícios da tecnologia - e que benefícios, hein! Só tenho uma certa visão de que esses tais benefícios muitas vezes quebram muito o galho (e isso não de um lado positivo - mesmo tendo um lado positivo!). O próprio galho se quebra sozinho hoje em dia, ninguém precisa quebrá-lo. As coisas estão muito fáceis. Sabe o futuro do filme Wall-e? Então, tenho um certo receio desse futuro realmente acontecer! Ou igual ao filme Her, em que o protagonista se apaixona por um sistema operacional... O filme é considerado fictício, mas eu consigo enxergar isso acontecendo num futuro próximo! Pra mim é quase real a história do filme, e isso me assusta um pouco. As tecnologias são incríveis! A evolução do pensamento humano principalmente. Aquela frase que a gente pensa "Como diabos alguém conseguiu pensar nisso?" E melhor: "Como a pessoa conseguiu que isso virasse realidade?" Tudo isso é real e só é real por causa de um pensamento que alguém teve num dia tedioso de domingo. 

Gostaria que tivéssemos mais dos dois lados. Quais são esses lados? Um é esse que nós já conhecemos bem! O da evolução, modernidade, tecnologia, 4G, vídeo conferencia, etc. O outro é aquele antigo (hoje chamado de retrô, feirinhas de antiguidades, etc). Gostaria que as pessoas vivessem com suas modernidades, mas com pensamento retrô! Parece que existe mais sentimento. Escrever uma carta, por exemplo. Você tem que parar e pensar na pessoa para escrever os mais belos sentimentos que você tem por ela, escrever à mão, e a pessoa poder guardar em uma caixinha, e sempre que sentir saudades ela pode ir lá e ler (e não voltar no histórico pra ler uma frase que a pessoa copiou do Google...). Ou ouvir os discos de vinil! Onde todo mundo se junta para ouvir aquela música, ou para passar a tarde numa loja de discos procurando aquela banda que aí no fim, vasculhando as prateleiras da loja você acha outra banda melhor ainda! Sei lá, as coisas de antigamente, por não serem tão fáceis, tão rápidas, precisavam de um certo sentimento, precisavam de vontade! Por isso eram mais apaixonantes. Diferente das coisas de hoje... 

Vamos nos modernizar, mas com jeitinho à moda antiga, please!

2 comentários:

  1. Gostei demaaaais do seu post! Eu tenho admiração por décadas passadas, desde que comecei a estudar sobre o assunto e aprender como as coisas funcionavam naquelas épocas, comecei a me encantar mais. Acho que tudo que é antigo, tem um valor incomparável, não tem como dizer que a evolução foi importante para mundo, que trouxe benefícios, porém, penso que antigamente por algum motivo as pessoas me pareciam mais felizes.

    Bjos.
    Texto favoritado.

    ResponderExcluir